A Paróquia

Muito se tem falado nos últimos anos à respeito de nossa paróquia. Pioneira na cidade de Bauru, afinal foi a segunda paróquia da cidade, tem sua origem lá nos idos de 1926.

Não como paróquia na época mas uma capelinha construída em terreno doado pela Senhora Maria Rosa Falcão.

Um grupo de descendentes de escravos e devotos de São Benedito realizava quermesses objetivando obter fundos para a construção de uma capela. Nascia nesse mesmo período a Irmandade de São Benedito. Ali, uma imagem do santo negro, esculpida em madeira por um dos membros da comunidade, propiciava um ambiente de recolhimento e humildade.

Essa imagem se encontra até hoje em nossa matriz.

Nesse pequeno templo, a cada dois meses era oficiada a santa missa, e aos domingos à noite, dois líderes da comunidade, Romualdo e Roque participavam. Roque, cantava a oração do terço todos os domingos à noite.

A vila crescia e em pouco tempo a capela não comportava tantos fiéis.

Liderados pelo Sr. Fioravante Ranieri, um grupo de pessoas, já não aqueles descendentes de escravos, negros em sua maioria, que com o tempo foram perdendo influência na comunidade, resolveu construir nova capela.

Corria o ano de 1930, quando foi demolida a primeira capela de madeira. No ano anterior, o prédio em alvenaria e forrado, da 2ª capela fora concluído.

Só em 1942 é que se deu a construção da torre da igreja. Agora sim com uma aparência de templo religioso.

Em 1940 foi construído o salão paroquial que tinha muitas atividades, teatro, coral etc. Em 1943, novo salão bem maior foi erguido no local. Um ano antes uma casa paroquial já estava em construção, na esperança da criação de uma paróquia na região. Essa casa ainda existe e abriga o Centro Paroquial de Pastoral. Corria o ano de 1944 quando o Bispo de Botucatu, Dom Frei Luiz Maria da Sant’Ana desmembrou a Capela de São Benedito da paróquia do Divino Espírito Santo. Era criada a Paróquia de São Benedito.

Em 1958, como a capela se apresentava com problemas estruturais, foi decidido erguer outro salão que pudesse servir de templo até poder-se erguer uma nova igreja.

Essa construção funcionou como igreja até 1986.

A matriz, como a conhecemos hoje, teve seu inicio em 1961, parou por um bom período e foi concluída em 1993 somente.

Das quatro capelas (São Pedro, São José, N.Sra. de Lourdes e N. Srs. Da Penha) que já foram parte da paróquia restam duas, Lourdes (criada em 01/05/1967) e Penha (criada em 04/10/1981). As demais foram elevadas à categoria de matriz, pois foram criadas paróquias na região que abrangem.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar àqueles moradores mais antigos participantes e agentes do crescimento de nossa igreja, disponibilizem fotos antigas, impressos, documentos etc, para enriquecermos nosso acervo.

Esclarecemos que nada ficará em nosso poder, a não ser que nos doem, mas digitalizaremos todo o material para enriquecer nossa historia documental da paróquia.